segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Eixo 2 : Atividade 2.1 - Fronteiras Digitais

Assista ao vídeo FRONTEIRAS DIGITAIS e teça considerações acerca do mesmo, considerando as relações focalizadas na criação do mesmo. O que podemos perceber? Distorções? Realidade não contextualizada? Como nós,educadores estamos nos comportando diante dos novos modos de se comunicar, pensar, agir e aprender que caracteriza a geração digital.


8 comentários:

  1. O vídeo mostra uma realidade que acontece em quase todas as casas onde os pais não sabem usar muitas das tecnologias, enquanto os seus filhos são co-inventores dos produtos, tamanha a facilidade que manuseiam e usam os recursos por eles oferecidos.

    Na escola a tecnologia nem aparece, apenas o quadro e as cadeiras.

    É verdade que alguns professores estão como os pais, sem saber como usar as tecnologias, e desejam permanecer assim; e outros que querem aprender, mas acabam enfrentando muitas dificuldades na hora de executar o que aprenderam.

    Seja como for, o que não podemos negar é que a escola não oferece aos alunos os atrativos que já entraram pelos muros da escola através dos celulares.

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    1. Pois é,Josimary... Os alunos/jovens possuem muito mais intimidade com as tecnologias do que os pais e professores,ainda que a SABEDORIA não dependa só da tecnologia. Há que se encontrar uma forma de aliar os dois ,para que atuem no mesmo âmbito,facilitando o processo de ensinar e aprender. Se vc pensar bem,a tecnologia entrou na escola não apenas através de celulares.Muitos recursos que os professores não sabem ou não querem usar, parecem brinquedos nas mãos dos alunos, tamanha intimidade entre os mesmo,não é ?! abraços

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  2. O vídeo mostra a realidade atualmente à sociedade vive, um mundo de tecnologias e meios de comunicação avançado e tende a crescer a cada vez mais. Faz uma relação entre a escola e o seu dia-a-dia fora da escola, onde percebemos que as famílias em seus lares estão acompanhando as novas Tecnologias ao contrário da escola que ainda trabalha de forma tradicional o processo educativo.
    Isso é perceptivo no ambiente escolar, pois, vemos que nossos alunos desejam práticas pedagógicas inovadoras que trabalhem com as ferramentas tecnológicas que eles estão acostumados a utilizar e que convive com elas em seu cotidiano.
    Hoje muitas dessas ferramentas tecnológicas estão disponíveis na escola, mas ainda há uma rejeição por parte de muitos professores, que preferem trabalhar a prática pedagógica de forma tradicional, uns porque não se qualificaram, outros porque põem uma barreira a mudanças e a outros que mesmo qualificados permanece com a prática pedagógica tradicional, porque faz da qualificação como mais um conhecimento que ficará em seu currículo.
    Vejo que essa realidade deve mudar, pois, o nosso aluno deseja e precisa para que realmente venha ter um aprendizado significativo. É preciso uma maior conscientização, capacitações e formação continuada com os nossos educadores constantemente, para que esse novo paradigma que já não é tão novo faça parte do dia-a-dia do ensino aprendizado. A escola não pode ir de contra mão a sociedade atual, pois, o aprendizado exige está em conformidade com a contemporaneidade o qual exige novas linguagens para a prática educativa.

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  3. É verdade, Lucinao, quem não acompanhar as mudanças, terá muitas dificuldades a enfrentar. Não podemos jogar fora o conhecimento e a forma tradicional de abordar os conteúdos,mas podemos aliar os dois em prol de um processo educacional mais significativo e bem fundamentado.Aquele abraço !

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  4. É a realidade do nosso mundo com nova gerações com intimidade com as tecnologias e do outro lado a escola com o mesmo jeito de anos atrás!
    só de pensar que ao passar dos anos a educação passou por reformas e mudanças, não temos palmatória nem castigos, recurso inadeguados para educar! e agora temos uma invasão de tecnologias que definitivamente vieram para ficar, e o irônico é que o professor (*nem todos) continuam inadequados como uma uma palmatória que não aceita a mundança do seu tempo!
    No entanto como toda mudança,recebem resistência até que se prove ser útil.
    É uma questão de tempo os novos açlunos já tem algum contanto contato com a tecnologia logo, esse aluno será um professor com conhecimento nesta área! o resumo é se "adeguar para não se deixar atropelar"

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  5. vídeo “fronteiras digitais”
    O nome do vídeo já diz tudo: fronteira- separação ,divisão. De um lado, temos um mundo dinâmico, digital - a era da tecnologia, de outro, temos à escola, a mesma de sempre, ainda estagnada no tempo: carteiras enfileiradas, quadro de giz , e implícito o professor “detentor” de conhecimentos. Uma escola ultrapassada, ainda do tempo de nossos avós. Será?? Não vejo dessa forma. Meus avós não puderam estudar. Meus pais não foram à escola. Não havia escola para todos. As que existiam eram distantes. Além disso criança descalça não podia entrar na escola. Logo, percebo mudanças sim, muitas. A escola popularizou e com isso teve que se adequar a maioria, infelizmente, também perdeu qualidade, pois a clientela, antes selecionada, agora carente, faminta, com pais analfabetos. Professores cansados, preocupados não só com “o saber ”, mas com os diversos problemas psico– sociais que envolvem seus alunos. Vejo uma escola tentando acompanhar a modernidade digital, ainda que tardia. Temos escolas com quadros brancos, laboratórios de informática, internet, aulas com auxilio de data show, etc.- Assim é a escola em que trabalho- Carteiras enfileiradas, quadro e professor também. Graças a Deus, pois caso contrário seríamos dispensáveis.

    Um carinhoso abraço a todos. Luiza Possole.

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  6. O uso das tecnologias na sala de aula tem sido considerado um grande benefício na construção do conhecimento.Contudo, ainda não estamos explorando de forma desejável, pois alguns educadores ainda não conseguiram se adaptar com tais tecnológias.O futuro nos indica que o corpo discente estará realmente preparado para atuar no mercado de trabalho se realmente conseguir manusear as tecnologias atuais.O mercado de trabalho tem cada vez mais valorizado profissionais que sabem usar as múltiplas mídias e quem não acompanhar essa realidade estará fora do contexto.Cabe então, ao professor ser um canal de novos conhecimentos e um facilitador de aprendizagens.Já foi o tempo em que o aluno se interessava por aulas apenas com a presença do professor na sala de aula;hoje ele é mais participativo, então é o momento propício de unirmos força, elaborarmos projetos integrados às novas tecnologias, com isso, estaremos participando de uma educação de qualidade.

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