segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Eixo 2:Atividade 2.4 - CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Currículo: conhecimento e cultura
Entrevista de Antônio Barbosa Moreira – Compartilhar as idéias do autor.
O autor afirma a importância de o currículo escolar estar em consonância com a sociedade plural em que vivemos hoje e de a escola conceber o currículo com um conjunto de experiências e aprendizagem.
Diante de tal afirmativa discuta a seguinte questão : Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e internet nas atividades da sala de aula?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O currículo que se desenvolve com computadores e Internet nas atividades de sala de aula deve respeitar a pluralidade existente, pois, deve ir ao encontro da curiosidade, desejos e anseios daqueles que fazem parte deste ambiente. A linguagem, as ferramentas que serão utilizadas deve está em consonância com o que os alunos atuais vivenciam no seu dia-a-dia. O aprendizado o qual é o objetivo que se pretende alcançar, só será possível quando as experiências vividas por cada um são expressadas dentro do contexto trabalhado.
ResponderExcluirA tecnologia é algo muito presente na vida de todos hoje na sociedade e, que possui uma gama de diversidade de informação, comunicação, entretenimento e entre outras coisas que pode servir como base para dinamizar o aprendizado e fazer com que o currículo torne mais rico e significativo.
Luciano Moreira Pinto - São Fidélis
Exatamente assim, Luciano! Muitos de nossos alunos possuem experiências riquíssimas em tecnologia e precisamos aproveitar esse fato para desenvolver um bom trabalho nas escolas !
ExcluirPara que o currículo esteja ao mesmo tempo ligado as atividdes de sala de aula e computadores e internet é necessário que na escola o laboratório esteja em pleno funcionamento porque muitos de nossos alunos não tem acesso a internet em casa. Um currículo voltado para atividades relacionadas a internet desperta o interesse do aluno, o que em muitos casos facilita o desenvolvimento do conhecimento.
ResponderExcluirCada caso é um caso,Sandra... Concordo com você. Não basta valorizarmos a tecnologia e as mídias se muitas vezes nossos alunos não tem acesso aos mesmos.Sabemos que ao menos um celular a maioria possui,mas de que adianta possuir o aparelho e a localidade não emitir sinais,não é mesmo?!Nosso Brasil ainda é muito desigual.Nos grandes centros, tudo... No interior,ainda falta até mesmo eletricidade...
ExcluirMas não podemos cruzar os braços! Vamos arregaçar as mangas e fazer o possível com os recursos que possuímos.Como no seu caso, cobrar dos órgãos competentes o pleno funcionamento do laboratório, que é o único meio que muitos de seus alunos possuem de acesso à tecnologia. bjs
O curriculo para ser desenvolvido, ele deve estar bem conciliado com a bagagem de conhecimentos do aluno e sua realidade, juntamente com o suporte que a escola oferece mesmo sendo estes limitados!
ResponderExcluirÉ um processo feito de forma crescente, degrau por degrau!
A facilidade de uma pesquisa na internet por exemplo, pode despertar o interesse do aluno! porém se ele não estiver bem preparado ou orientado pelo pelo professor,com informações de como deve ser feita esta atividade de forma correta e coerente essa ferramenta não passará de um copia e cola sem absorção de conhecimento.
Desta forma aos primeiros passos com as tecnologias é de grande importância que tenha uma boa condução de informações e utilização das mesma de forma progressiva com soma de valores no currículo.